PrimeiraMente

Sua saúde mental em primeiro lugar
Encontre sentido e equilíbrio emocional  através do autoconhecimento
 
Atendimento presencial e/ou online

Produção Acadêmica

 

 

 





Ao longo da minha formação ficou claro para mim o quanto a Psicologia, área que tanto amo trabalhar, está em constante construção. Enquanto profissionais da área, devemos estar em formação continuamente para entregar o melhor enquanto pessoa e profissional da saúde.

Por isso, após minha graduação, busquei estar sempre me atualizando nos meus estudos uma vez que obtenção de conhecimento nunca é demais.

Com esse pensamento em mente, fui buscar a carreira acadêmica pois sabia que teria acesso às melhores e mais atualizadas informações científicas sobre saúde mental.

Em 2015, ingressei no mestrado no Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento (LabNeC), na Universidade Federal Fluminense (UFF). Esse foi o divisor de águas para o estabelecimento da minha carreira profissional, pois a partir daqui desenvolvi muitas habilidades para tornar-me pesquisadora em neurociência.

 

Durante o mestrado, tive o interesse de estudar o efeito que maus tratos vivenciados na infância poderiam ter para o desenvolvimento de transtornos mentais na vida adulta. Esse trabalho, desenvolvido em parceria com outras universidades federais e estaduais possibilitou debruçar-me mais sobre o estudo do Transtorno de Estresse Pós-traumático e ampliar o entendimento sobre o papel de respostas peritraumáticas.

Após intensos dois anos, concluí meu trabalho com a publicação abaixo:

https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-021-03134-0

Dei continuidade aos meus estudos no doutorado, quando um evento catastrófico nos assolou mundialmente: a pandemia de COVID-19. A partir desse momento, decidi direcionar meus estudos para investigar uma parcela da população que estava sob maior risco de adoecimento mental durante esse período. Profissionais de saúde foram os que estavam em maior contato com pessoas contaminadas e portanto, além do risco de adoecer, possuíam cargas muito altas de trabalho, com estresse, escassez de equipamentos de proteção, e sofrimento com o distanciamento de familiares e amigos. Juntamente com a equipe de professoras e orientadoras extremamente competentes e queridas, Letícia de Oliveira e Mirtes Pereira, além de outras universidades estaduais e federais, desenvolvemos o Projeto PSIcovidA, de amplitude nacional, para investigar o desenvolvimento de transtornos mentais, especialmente o Transtorno de estresse pós-traumático, em profissionais de saúde.

Este projeto deu luz à importantes artigos publicados:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0887618522000779?via%3Dihub

https://www.frontiersin.org/journals/psychiatry/articles/10.3389/fpsyt.2021.752870/full

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/13591053221120968

Concluí meu doutorado em 2022, tendo a certeza de que fiz um bom trabalho e aprendi muito em todo esse processo.

Após sete anos intensos de estudos, posso dizer que de fato adquirir conhecimento é um processo contínuo. Sigo na pesquisa acadêmica, no momento como aluna de pós-doutorado pela FAPERJ pelo Programa de Pós-doutorado Nota 10, na Universidade Federal Fluminense.

Para mais informações sobre o meu perfil acadêmico, acesse: http://lattes.cnpq.br/3432667459951923